/SOUGAY

/SOUGAY

Gay. Post por post.

You can scroll the shelf using and keys

Homus

06/06/2010

Amo grão-de-bico. Amo azeite. Amo alho. Amo gergelim. Por que não juntar tudo isso numa pasta? Pois é isso que é o Homus (lê-se rômus). Tomei conhecimento desse prato árabe quando assisti o filme Zohan (com Adam Sandler). O personagem principal simplesmente amava homus, e comia essa pasta com quase tudo, apesar de ser judeu.

No fim de abril, vi uma reportagem do Globo Repórter, que falava dos benefícios do grão-de-bico, e que mostrava a receita do homus. “Posso passar a vida inteira, comendo isso”, disse Isabela Assumpção, repórter de Brasília. “Eu também quero comer isso!”, pensei.

Como se não bastasse, no filme Sex And The City 2, a personagem Samantha devorava a tal pasta, alegando ser ótima fonte de estrogênio.

Então, decidi preparar o tal do homus (mas não por causa dos hormônios!). Anota aí os ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de grão-de-bico
  • 3/4 de xícara de chá de água
  • suco de um limão
  • 2 colheres de sopa rasas de tahine (pasta de gergelim)
  • 2 dentes de alho picados
  • sal a gosto

Cozinhei o grão-de-bico na panela de pressão. Deixei esquentando e, quando começou a apitar, desliguei o fogo, até a pressão baixar. Então, bati no liquidificador, aos poucos, todos os ingredientes. Deve ficar com uma consistência de pasta, mesmo, como se fosse um mingau mais grosso de farinha láctea.

Hummmmmm! Como é bom o troço! Comi com pão sírio, que é um pouco adocicado, e a combinação não poderia ser melhor: doce, ardido, salgado e azedo juntos. Você pode colocar também um fio de azeite de oliva. Mas também é bom comer com torradas ou até brócolis e couve-flor, em substituição da maionese.

Agora, meu repertório árabe ganhou mais um item, para se juntar ao quibe, ao tabule, à esfirra e ao beirute. E Isabela Assumpção tem razão. Posso passar a vida inteira, comendo isso.

لذيذ!

Advertisements

Nem pense em sair daqui, sem comentar!

Please keep your comments polite and on-topic.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

comments

Boa noite, essa cascinha que acompanha, qual é o nome?
obrigada!

Isabella

07/01/2011

Não tenho certeza, mas parecem pedaços de pão sírio levemente tostados. Podem ser também nachos mexicanos (ou, para os mais íntimos, Doritos caseiros). Seja lá o que forem, combinam muito bem com homus.

SG

07/01/2011