/SOUGAY

/SOUGAY

Gay. Post por post.

You can scroll the shelf using and keys

Paranaguá.

07/01/2011 , , ,

Este post inaugura a seção “Viagens” do blog. Nela, vou publicar fotos e impressões pessoais sobre os lugares que visito. Espero poder postar bastante, e que você goste!

Numa tarde ensolarada, montamos no carro, pegamos a PR-508, percorremos 45 quilômetros e visitamos Paranaguá, cidade portuária do litoral paranaense. Queríamos comprar frutos do mar no Mercado Municipal, e lembrancinhas no Mercado do Artesanato. Estava doido para comprar brincos de casca de coco, aqueles pretos que se prendem com uma pequena haste de madeira. Procurei nas feirinhas em Caiobá, mas não havia encontrado.

Os Mercados ficam bem próximos entre si, e se situam no Centro Histórico da cidade. Paranaguá fora fundada em 29 de Julho de 1648, e preserva uma arquitetura de época. O Mercado do Artesanato é agradável aos olhos, com enormes vitrais e arcos. Lá, encontrei tudo o que desejava.

Alguns passos adiante, está o Mercado Municipal, onde são vendidos peixes e frutos do mar (ou fruits of the sea [sic], como vi em um cardápio bilíngue). O cheiro é insuportável. Entrei, junto com meus tios, que desejavam trazer camarões. Desisti de continuar minha incursão por entre badejos, garoupas, côngrios, namorados, linguados, camarões, mexilhões e ostras coisas. Quando crus e frescos, fedem demais.

No entorno dos Mercados, há uma grande praça, com bancos aconchegantes que convidam para uma parada contemplativa, defronte a um dos braços da Baía de Paranaguá. Pode-se fazer passeios de barco pela baía, ou empinar pipas com cerol, tal qual faziam alguns garotos intrépidos que corriam atrás de uma pipa ceifada.

Nessa praça, estava sendo montado um grande palco para a comemoração do ano novo, onde seriam feitos shows musicais. Durante os testes de som, botaram para rodar “Rock Like a Hurricane”, interpretada pelos Scorpions, numa versão tocada em conjunto com a Orquestra Filarmônica de Berlim. Procura no YouTube que vale a pena. O som estava muito bom. E muito alto. Quando pararam, só vi – e ouvi – os vendedores de peixe do Mercado Municipal, esbravejando palavras muito afáveis aos operadores de áudio.

Paranaguá é uma cidade muito graciosa. Precisa sim de alguns retoques, e há algumas partes feias, com asfalto muito esburacado e construções nada atraentes. Mas, no geral, é um antigo, rico e relaxante lugar para visitar, comprar e, por que não, morar.

Nem pense em sair daqui, sem comentar!

Please keep your comments polite and on-topic.

comments

bem, eu particularmente, prefiro as cidades maiores…

FOXX

07/01/2011

Viajar é barbaro! Brincos de coco tem aos milhares aqui na feirinha da Torre de Brasília. Senti uma curiosidade enorme de ver como eram os vitrais do mercado.

BsVox

07/01/2011

Não me diga! Taí mais uma razão para dar uma passadinha em Brasília!

SG

07/01/2011

Paranaguá é linda! Fui algumas vezes. A que mais me lembro foi numa excursão com o colégio. Passamos no mesmo mercado de artesanato para comprar cacarecos mas não tinha dinheiro suficiente para comprar uma carranca para mim… T.T mimimi!
Sempre quando dá na telha do meu pai ele desce para lá… Sozinho! hahahahahaha Indignação total! hahahaha Bjs

Tar

07/01/2011

Huahuahauhauhauahua! Fiquei imaginando você, dentro do ônibus, levando consigo uma belíssima carranca!

SG

07/01/2011

Que lugar lindo…
Transparece ser uma cidade tranquila…sem correria, estresse, ótimo lugar pra relaxar…
Forte abraço

Ro Fers

07/01/2011

Meigo! Cadê os gatinhos? Tem colher pra descolar namorido?

Cain Sodom

08/01/2011

Rapaz… kkkk
Cidade fantástica. Gosto muito desse clima calmo de cidade praiana (sem ser muito grande). Alias, apriveitando para me redimir dos meus erros imperdoáveis de geografia (kkkk), eu tenho muita inveja de você, vc mora no RS (kkkkk, dessa vez foi zuação de propósito). Mas enfim, morro de vontade de conhecer o litoral do Sul do Brasil, inclusive o do Paraná (agora eu acertei, né? kkkk). Espero que em breve vc faça um desses posts sobre o Rio de Janeiro, ou quem sabe Niteroi? (Niteroi fica ao lado do Rio, e também tem praias fantásticas).

Um beijo rapaz, até o proximo

Júlio César Vanelis

08/01/2011