/SOUGAY

/SOUGAY

Gay. Post por post.

You can scroll the shelf using and keys

Golpe & Burrice.

04/07/2011

A gente pensa que é suficientemente esperto. Mas há outros muitos anos-luz à sua frente, nesse aspecto.

Sábado retrasado, uma atendente de telemarketing ligou para mim, oferecendo um pacote de TV por assinatura. Identificou-se como representante da Via Embratel, explicou os planos e as tarifas, tudo conforme manda o ritual do telemarketing. Respondi que iria pensar melhor na proposta. Então, ela ofereceu-se para ligar pra mim, novamente, no sábado subsequente. Até aqui, tudo normal.

Nesse último sábado, ela me ligou. Explicou, tudo em minúcias, os aspectos do pacote. Estava realmente interessado em colocar TV por assinatura. Aceitei. Forneci meus dados pessoais, e, o mais preocupante, meus dados bancários, para o débito automático da fatura. Feito isso, a atendente, em excelente e bem dito português, disse que a área técnica me retornaria, em 24 horas, para agendar a instalação da antena.

Não ligaram.

Resolvi averiguar. Liguei para a Central de Atendimento da Embratel. E recebi a ingrata notícia de que assinatura alguma fora feita em meu nome. Fiquei mortificado. Dei dados pessoais para alguém desconhecido. Sabe-se lá o quê que irão fazer com tais dados: cartão de supermercado, cartão de crédito, linha de telefone, abrir uma empresa fantasma… Fui à delegacia do meu bairro, fazer um Boletim de Ocorrência, mas não tive sucesso, pois crime algum havia sido cometido. Terei de esperar algum ato lesivo, para poder dar queixa.

Senti-me um retardado. Culpado por ser tão burro. Ingênuo, portanto. Dar informações por telefone. A proposta nem era lá excessivamente atraente, aspecto caracterizador de golpes. Era exatamente condizente com a condição exposta no site oficial da empresa. Acabei confiando demais.

Agora, resta-me aguardar. Vou ao banco, verificar se poderei fazer algo preventivamente. E tomarei o quádruplo de cuidado, com atendentes de telemarketing. Nunca tive empatia com esses profissionais, por serem um verdadeiro incômodo, oferecendo coisas que não queremos. Mas, depois dessa, não pestanejarei de dar um não bem dado, mesmo que for um oferecimento de algo que me interesse.

Não quero, de forma alguma, ser desrespeitoso com a categoria de atendentes de telemarketing. Acredito que a maioria seja honesta e de boa-fé. Mas, infelizmente, depois dessa experiência horrível e extremamente preocupante, não poderei mais confiar em nada do que me oferecerem por telefone.

Sugiro que você tenha essa mesma conduta. Diga um “não, obrigado” e pronto.

Se eu quiser comprar ou assinar algo, eu é que vou procurar.

Nem pense em sair daqui, sem comentar!

Please keep your comments polite and on-topic.

comments

Comigo aconteceu algo parecido. A empresa que já me presta serviço alegando que tinha um pacote mais atual. Mas quando ela começou a pedir dados, meu alerta ligou, eu desliguei (fingi que a ligação tinha caído) e liguei pra central. Qual não foi a surpresa ao constatar que não havia nada em aberto no meu nome, nenhum pacote a ser oferecido. Nunca, mas nunca mesmo, dê dados seus por telefone. Quando uma empresa que já me presta serviço pede isso, por exemplo, eu digo: “É como está no cadastro aí na sua frente.” E com empresa nova, simples: nunca aceito nada por telefone. Se quero um serviço, a primeira ação tem que partir de mim: eu entro no site e faço um cadastro, eu vou a uma loja… nunca deixe a primeira ação partir deles. Você até pode ouvir a proposta. Mas diz que vai pensar e depois liga VOCÊ.

Como conversamos no msn… Acontece! Torçamos agora para que não tenha consequências maiores! Bjo!

Jean Borges

04/07/2011

Poxa, amigo, que vacilo mesmo. Mas que fique a lição, é sempre com essas “burrices” qu a gente aprende a ser esperto.
Adorei você não se comprometendo com os operadores de telemarketing, mas desejando muita desgraça pra bonita que te ligou. Hehehe uma merda isso, né? Tem golpe pra tudo, impressionante. Tomara que você consiga prevenir um mau uso dos teus dados, mesmo. E agora já sabe, quando alguem te ligar ja recusa e DESLIGA, que esse povo tem meios de dobrar os outros.
beijo, se cuida

[j]

Joe

04/07/2011

A capacidade de acreditar nas pessoas não é defeito de fabricação, é parte do que te torna humano, e mais doce. De resto vai-se aprendendo… 🙂

David

04/07/2011

Esses bandidos estão muito mais organizados que muita empresa por aí…

Acho que já passei por algumas situações assim, era sempre mto suspeito… mas sou mto desconfiado, sempre peço onde verificar o número para o qual retornar que possa ser confirmado no site da empresa… Seguro morreu de velho 😉

Xêro e que nada ruim aconteca

in.Constante

04/07/2011

nossa, amigo!
q merda!
mas não se sinta burro
eu teria feito a mesma coisa

Lê Foxx

04/07/2011

Que pena, é irritante descobrir que algo como isso aconteceu… Estamos acreditando nas palavras, enfim, não sei como pessoas conseguem viver as custas de criar problemas a seus semelhantes.
Felizmente você descobriu a tempo, para que possa ir atrás para tentar algo.
Fique bem, beijo

leo

05/07/2011