/SOUGAY

/SOUGAY

Gay. Post por post.

You can scroll the shelf using and keys

Dinheiro.

12/05/2012 , ,

Lendo a edição deste mês da revista Você S/A, tive um insáite. Estava em uma seção de perguntas e respostas, chamada “Suas Finanças”, percorrendo os olhos no questionamento de um rapaz de 26 anos, prestes a se casar:

“Estou com 26 anos, tenho uma renda em torno de 2.500 reais por mês, um carro novo quitado e me sobram mensalmente em torno de 1.000 reais. Tenho na poupança cerca de 10.000 reais. Gostaria de saber qual o investimento mais rentável, pois quero investir na aquisição de imóveis ou lotes, uma vez que pretendo me casar daqui a três anos. Qual seria o melhor investimento nesse prazo?”

Pus-me a pensar sobre os meus atos. O que eu estou planejando fazer com meu dinheiro, nos próximos três anos? E o que eu consegui poupar nesse um ano de vida de trabalhador?

A resposta: zero. Na verdade, onze reais e setenta e oito centavos. Todo o dinheiro que ganhei, gastei. Não lamento pelas coisas que adquiri, mas lamento pela atitude arriscada. Comecei a refletir mais a fundo sobre minhas finanças.

Pois neste mês em que completo 24 anos de idade, percebo que não posso mais ter esse tipo de relacionamento imaturo com o dinheiro. Percebo que devo ter mais prudência, responsabilidade e auto-controle. Fazer aquelas três perguntinhas básicas, antes de comprar alguma coisa: 1) Eu preciso disso? 2) Eu posso comprar isso? 3) Tem que ser agora?

Afinal, eu não sou funcionário público, que tem seu emprego garantido, graças à constitucional estabilidade. E o mundo capitalista é traiçoeiro. Quando tudo está bom, ele oferece encantos e promessas de um mundo perfeito e feliz, de muita fartura e de puro hedonismo. Mas, quando a situação aperta… já era. O mundo desaba, o sol de comercial de suco de soja vai embora, e as contas chegam.

A verdade verdadeira é que tenho feito planos para o futuro, mas estava deixando de lado o planejamento diário para cumpri-los. E um dos componentes fundamentais desse planejamento é, justamente, saber a arte de poupar.

E, a propósito, esta foi a resposta ao questionamento do futuro noivo:

“Uma opção é comprar títulos públicos do Tesouro Direto, depois de comparar com a rentabilidade da poupança. Caso você não conheça o funcionamento do Tesouro Direto, faça uma visita ao endereço http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/, no qual existe um simulador. É uma ótima oportunidade de aprendizado sobre a modalidade. Se você gosta de imóveis, poderá avaliar também os fundos imobiliários.

Nem pense em sair daqui, sem comentar!

Please keep your comments polite and on-topic.

comments

Em primeiro lugar, Happy Birthday Belated para você! Espero que tenha sido um dia muito bom e principalmente de renovação dos teus sonhos e desejos…

E, Gotcha! You find me! Exatamente, estamos atendendo na Princesinha dos Ervais a partir de agora… quando vier para este lado da ponte, considere o convite para um café!

Abração!

Em tempo, ando meio sumido porque ainda estou sem net em casa, mas pretendo resolver isso em breve, do contrário daqui a pouco vou surtar!!! kkk

Latinha

14/05/2012